Blog

Festa de aniversário infantil: como organizar esse momento tão especial

21 / Fev / 2019

Nesta data importante, todo pai ou mãe dá o seu máximo para fazer uma festa perfeita e deixar o momento ainda mais especial. Mas, organizar eventos não é uma tarefa fácil, ainda mais quando se trata de um momento tão importante para a família. Sabendo disso, separamos algumas dicas que vão te ajudar na hora de organizar a festa de aniversário infantil perfeita:

 

Antecedência

A primeira coisa para organizar a festa ideal é planejar com antecedência. Sugerimos que comece a preparação três meses antes data do evento. Assim, você consegue pensar em cada detalhe com calma e, quando o grande dia estiver próximo, você não precisará se preocupar em correr atrás de tudo e ficar exausta no dia da festa.

 

Lista de convidados

Uma festa só acontece se tiver convidados, então vamos começar pela lista. Assim, você terá uma base para escolher o lugar e a quantidade de comidas e bebidas. Não esqueça de ninguém, mas convide as pessoas que realmente fazem parte do círculo do seu filho. Na hora de fazer a lista, vá por etapas, separando os convidados em grupos: integrantes da família, escola, vizinhos, etc. Além disso, não esqueça que muitas vezes as crianças vão às festas acompanhadas dos pais.

 

Data e Local

Escolher onde e quando fazer a festa depende muito de quantas pessoas você tem na sua lista de convidados e, ainda, da estação do ano. Sim, isso mesmo. Afinal, se for uma época muito chuvosa ou fria é preferível fazer o evento em um lugar fechado.

 

Tema da festa

Chegamos na parte mais divertida do planejamento da festa: o tema. Nos primeiros aniversários da criança, quem escolhe o tema são os pais, mas a partir da terceira ou quarta festa, a criança já tem seus gostos e preferências mais definidos, e essa parte se torna mais fácil.

 

Convites

Lista de convidados, data, local e tema definidos? Então, vamos aos convites! Enviá-los com antecedência ajuda os convidados a se programarem para não marcar outros compromissos no mesmo horário e data para que possam comparecer à festa.

 

Comida

Cada detalhe é importante, mas convenhamos que a comida é uma das partes que mais aguardadas da festa de aniversário infantil. Doces, guloseimas, salgados, bolo e por aí vai. COntudo, saber o quanto de cada coisa pedir ou fazer é uma dúvida para muitas pessoas.

Para os salgados, faça um cálculo de sete salgados por adulto e quatro por criança. Já no caso dos docinhos, calcule quatro por pessoa, adulto ou criança. Por exemplo, se você tem 25 convidados, sendo 15 crianças e 10 adultos, será necessário uma média de 170 a 200 salgados e 100 - 130 docinhos. Esse cálculo te ajuda a evitar o desperdício ou a falta de comida no dia da festa.

 

Bebida

Quando se pensa em bebida de festa, a primeira coisa que vem à cabeça são os refrigerantes. Porém, você precisa de variedade, afinal, nem todo mundo pode beber refrigerante. Por isso, invista em ter mais de um tipo de bebida, como sucos, chás gelado e coquetéis de fruta sem álcool.

Também, se a quantidade de adultos na festa for alta vale também colocar algumas cervejas. Aqui, você pode calcular a quantidade em três a quatro copos de bebida por pessoa, ou de 500 a 600 ml para cada um.  

 

Atividades

Ter atividades para as crianças fazerem na festa é muito importante. Nesse caso, você pode contratar algum serviço de entretenimento como palhaços, brinquedos infláveis, recreacionistas, mímicos, mágicos, etc. Ou, ainda, pode preparar brincadeiras para animar as crianças.

Não sabe o que fazer? Veja dicas!

Além disso, uma trilha sonora vai bem em qualquer lugar. Você pode procurar uma playlist de músicas infantis e deixar o som em volume médio.

 

Decoração

A decoração do local deve estar em tudo, desde os balões na entrada até a mesa de alimentos. Tudo pode ser harmonizado e fazer parte da decoração. Assim, depois de escolher o tema da festa, separe uma paleta de cores que seja harmônica. Essa é a base para escolher cada detalhe, como os enfeites, as forminhas de doces, as toalhas das mesas, etc.

 

Vestimenta

O mais importante de uma festa de aniversário é o aniversariante. Por isso, é preciso deixá-lo confortável para receber os convidados e brincar com os amiguinhos. Confira algumas dicas de look para festa infantil.

Ah, não dá para esquecer do protetor solar, principalmente se for uma festa ao ar livre.

 

Lembrancinhas

Prepare uma lembrancinha para entregar aos convidados no fim da festa. Assim, eles levam para casa, uma recordação deste momento especial. Você pode comprar algo pronto, mandar fazer, ou procurar algo legal na internet, use a sua criatividade!

 

Fotos

Registrar em fotos e vídeos o aniversário também é outra forma de lembrança. Você pode contratar um profissional, ou, ainda, fazer o registro pelo seu smartphone. Lembre-se de tirar fotos do aniversariante com todos os convidados, ninguém quer ser deixado de lado.

 


Agora que você já viu todas as nossas dicas sobre como organizar uma festa de aniversário infantil é só colocar em prática e começar a festa. Acesse o nosso blog e tenha acesso a diversos conteúdos sobre o universo infantil.

Comentários

Atendimento
-->